Novidades

Nunca experimentou um caccio cavalo? Nem um butirro?

No Mercadão desde sua inauguração, em 25 de janeiro de 1933, a banca do Roni, como é carinhosamente conhecida, é uma verdadeira perdição para quem aprecia um queijo de excelente procedência e qualidade, desde os mais tradicionais, como mussarela, provolone, parmesão e ricota, a outros mais diferenciados, como o caccio cavalo e o butirro.

Para quem nunca ouviu falar em caccio cavalo (ou caciocavallo), esse queijo de origem italiana tem consistência firme e sabor mais suave que o provolone. “É, na verdade, um meio-termo entre a mussarela e o provolone”, diz Roque Bruno Tadeu Peta, o Roni. Ele explica que o caccio cavalo pode ser consumido in natura, em lanches ou como aperitivo, por exemplo, ou então derretido. “Também pode ser usado em receitas que levam queijo ralado, em substituição ao tradicional queijo parmesão.”

O nome desse queijo é comumente relacionado à forma como se dá seu processo de secagem. É que tradicionalmente os queijos do tipo caccio cavalo são amarrados aos pares, por um barbante, para serem colocados para curar, como se estivessem sobre uma sela no dorso do cavalo.

Uma variação do caccio cavalo é o butirro, que vem recheado com manteiga de primeiríssima qualidade.
“Esse tipo de queijo só é consumido in natura, não pode ser ralado”, explica Roni. Ele conta que para se fazer apenas um quilo de butirro são necessários entre onze e doze litros de leite. “Tem muita gente que vem aqui e fala que o nosso butirro é até melhor que os que se fazem lá na Itália.”

Para conhecer esses e outros deliciosos queijos, venha ao Mercadão e não deixe de visitar uma das bancas do Roni. Hoje o negócio está sob o comando da quarta geração da família do italiano Pedro Talarico, que chegou ao Brasil em 1889, mas mantém o mesmo lema: família, tradição e qualidade.

* Matéria publicada originalmente no Portal do Mercadão.

Sobre Nós

Estamos no ramo de queijos desde 1889, quando o patriarca da família, o senhor Pedro Talarico, veio para o Brasil da Itália, mais precisamente da região da Calábria.

Com a inauguração do Mercadão de São Paulo em 25 de janeiro de 1933, os produtos RONI passaram também a ser comercializados no local.

Localização

Mercado Municipal Paulistano
Rua da Cantareira, 306 - Centro -São Paulo - SP
CEP 01024-900 | Rua D - Box 2 (Portão 3)

Laticínios São Miguel (Fábrica)
Av. Amancio Unias Cruz, 15
São Sebastião da Grama - SP - CEP 13790-000

Newsletter

Receba nossas novidades: