Confira uma receita que aprendemos como nosso amigo e chef pizzaiolo Jaqueson Dichoff, que atualmente trabalha com consultoria e cursos.

 

Ingredientes:

1 quilo de farinha italiana tipo 00
600 ml de água mineral
25 gramas de sal
1 a 2 gramas de fermento biológico fresco


Modo de preparo:

Em uma bacia ou bowl, coloque a água em temperatura ambiente (de 20 a 25°C). Dilua o fermento na água e adicione a farinha e o sal.

Misture bem, mas sem sovar. Trabalhe com a massa entre 15 e 20 minutos, até obter uma massa homogênea. O sinal que a massa está no ponto certo é que ela não irá grudar mais em suas mãos.

Cubra a massa com papel filme e a deixe descansar fora da geladeira por aproximadamente 6 horas.

Porcione a massa em pequenas bolas de 240 gramas e coloque-as em potes fechados*. Depois transfira-os para a geladeira (na parte baixa) por mais 18 horas.

A partir de 24 horas, já é possível fazer a pizza. Mas lembre-se: você deverá tirar a massa 3 horas antes de começar a fazer a pizza, pois a massa precisa estar em temperatura ambiente.

Depois de montar sua pizza com o recheio desejado, você deverá assá-la entre 90 segundos a 3 minutos no máximo.


Dicas do chef pizzaiolo Jaqueson Dichoff**:


1- O forno deverá atingir uma temperatura entre 350 e 500°C.

2- Em dias de muito calor, em vez de usar a água em temperatura ambiente, você pode utilizar água gelada.

3- Em dias frios (entre 8 e 15°C), você pode deixar a massa fora da refrigeração, sem problemas, por 24 horas.


* Os potes descartáveis que utilizamos após bolear a massa são aqueles redondos, de 750 ml, usados normalmente para acondicionar comida.

** O amigo e chef pizzaiolo Jaqueson Dichoff atualmente trabalha com consultoria e cursos. Mais informações pelo Instagram (@jaquesondichoff) ou pelo WhatsApp (11) 95975-6825.